quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Entrevista Jornal A Guarda - Edição de 16-12-2010

Edição de 16-12-2010
SECÇÃO: Entrevista
Elmano Pereira - Director Artístico da Fanfarra Sacabuxa 
foto
“O prémio alcançado pela Sacabuxa é o reconhecimento do trabalho que estamos a realizar” 
A Guarda: Quem é Elmano Pereira?

Elmano Pereira: Elmano Pereira é um jovem músico de 23 anos residente na Castanheira do concelho da Guarda. 

A Guarda: Qual a sua ligação à Castanheira?

Elmano Pereira: A ligação à Castanheira é a família residente e a Fanfarra.


A Guarda: Como é que a música passou a fazer parte da sua vida?


Elmano Pereira: A Música sempre fez parte da minha vida, sempre que havia em casa instrumentos musicais como realejo, acordeão, teclados, castanholas ou mesmo brinquedos com função de botões sonoros, já me despertava o interesse em explorar os sons que estes instrumentos possuíam. Com esta brincadeira de sons resolvi aos 7 anos de idade ingressar na escola de música da Banda Filarmónica de Pínzio, onde actualmente, estou a executar o papel de Tuba. Com muito ainda por dizer nestes anos todos, apenas me apercebi da realidade da música, quando ingressei na Escola Profissional de Artes da Covilhã, aos 17 anos, em 2004, concluindo o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão em Julho de 2010. Deste então tenho vindo a ser solicitado por várias bandas, orquestras nacionais e, por vezes, estrangeiras, para executar obras onde se integra o instrumento Tuba, sendo este o instrumento que executo. 


A Guarda: Como é que apareceu o projecto da Fanfarra Sacabuxa?

Elmano Pereira: Foi no Festival de Cultura Tradicional “As Eiras” em 2001. A Associação da Juventude Activa da Castanheira (AJAC) programou uma oficina de música, com intuito de valorizar um grupo de jovens da Castanheira, que actuavam na Banda Filarmónica de Pínzio. Para isso, contratou a fanfarra “Macacos de Rua de Évora”, onde actuava Gregg Moore, professor de música e, conceituado formador de fanfarras, a AJAC solicitou então a Gregg Moore que apresentasse um projecto para os jovens músicos. Foi então apresentado um projecto arrojado, do qual nasceu um grupo capaz de animações de rua, com música ligeira de vários países, tocada de maneira viva e energética, incluindo elementos teatrais para uma apresentação dinâmica. Após um ano intensivo de formação, em 4 de Agosto, ocorreu a estreia pública da Fanfarra Sacabuxa, inserida no 3º Festival de Cultura Tradicional “O Ofício”. 

A Guarda: Quantas pessoas é que fazem parte do projecto?

Elmano Pereira: Inicialmente, a Sacabuxa contava com 9 elementos, todos eles residentes da Castanheira. Ao longo de 8 anos de existência, ingressaram no grupo músicos de diversos pontos do país, estes mostrando interesse e dedicação, para o objectivo de uma mudança de nível musical.

A Guarda: Quais os locais mais emblemáticos onde a Fanfarra Sacabuxa já actuou?

Elmano Pereira: A Fanfarra ao longo de várias actuações percorreu recentemente, inúmeras localidades emblemáticas tais como: Festival Maré de Agosto nos Açores na ilha de Santa Maria, Abertura das Festas de Fernão Ferro no Seixal, Festa da Vinha e do Vinho em Borba, Festa do Castanheiro Feira da Castanha em Marvão, entre todas elas a mais emblemática foi o comboio musical percorrendo a Beira Baixa em 2001, que consistia fazer animação entre as várias carruagens da locomotiva. 
A Guarda: A Fanfarra Sacabuxa venceu a final do Concurso Nacional de Musica promovido pela Fundação INATEL, na vertente de Bandas Filarmónicas, Orquestras de Sopros e Outras Congéneres, que decorreu no dia 20 de Novembro no Teatro Municipal Pax Julia em Beja. Qual o significado deste prémio? 
Elmano Pereira: O prémio final alcançado pela Sacabuxa tem um significado muito simples, mas importante para o grupo, o reconhecimento, do trabalho, que estamos a realizar.

A Guarda: Como é que os elementos da fanfarra encararam e viveram a atribuição deste prémio?
Elmano Pereira: Os elementos encararam o prémio de forma justa e honesta manifestando-se como qualquer vencedor. Após o resultado, os elementos instalaram-se no exterior do teatro comemorando Musicalmente este prémio com os Castanheirenses acompanhantes e, com a população residente de Beja.

A Guarda: É complicado manter um projecto desta natureza numa aldeia? 

Elmano Pereira: As principais dificuldades em manter um projecto desta natureza, é a falta de verbas para instrumentos musicais e a falta de pessoas nas aldeias que procuram uma solução de vida que a aldeia não consegue suportar, acabando mesmo por optarem residir na zona onde se empregam, servindo assim a aldeia como visitas familiares ou mesmo férias. Por vezes, também os poucos residentes, que existem ou têm uma vida muito atribulada ou por vezes os interesses pela cultura são nulos. Não é o caso da Castanheira, onde reside a Fanfarra, pois apoiantes neste projecto nunca faltaram. 

A Guarda: Quais as principais dificuldades com que se debate a Fanfarra Sacabuxa?
Elmano Pereira: As principais dificuldades, são a aquisição de novos instrumentos para os novos elementos que, vão ingressando na Sacabuxa, pois grande parte do instrumental não é da propriedade da AJAC. 

A Guarda: Quais os projectos que a Fanfarra Sacabuxa tem para o futuro?

Elmano Pereira: A Fanfarra com a evolução e dedicação, que tem empenhado, apresentando-se publicamente ao longo destes anos, traçou já prováveis acontecimentos futuros: A curto prazo vamos fazer um investimento avultado na aquisição de um Sousaphone, um instrumento típico neste tipo de formações, a médio longo prazo, pretendemos apresentar, sim, o 1º CD e um DVD com veoclip, inspirado na cultura, tradição e gentes da Castanheira, é uma forma de nos afirmamos como Castanheirenses que somos. IN: A Guarda -  Edição de 16-12-2010

2 comentários:

  1. Muito bem SACABUXA!!!! Adorei ler a entrevista!!! Estas mt bem Elmano!!! Parabens e mts Sucessos!!!! CONTINUEM ASSIM SEMPRE!Andrea Fortunato-Suica

    ResponderEliminar
  2. ADORO A VOSSA ALEGRIA E BOA DISPOSICAO NO VIDEO-MOLIENDO CAFE!!! ESTAO EXCELENTES!!! MUITOS PARABENS A TODOS E LEVEM A VOSSA ALEGRIA A TODOS OS CANTOS DESTE MUNDO ;)
    PARABENS A FANFARRA SACABUXA!!!
    UM ABRACO A TODOS OS CASTANHEIRENSES EM ESPECIAL A TODA A MINHA FAMILIA! Andrea_SUICA

    ResponderEliminar