Uma após outra, depois do forno deixar de cozer pão, as casas foram fechando portas. Naquela que possivelmente foi a rua mais movimentada da Castanheira apenas reside um habitante. Porventura nos dias de hoje, para além de escassamente servir de ligação a outras ruas, a utilização da Rua do Forno somente interessa como estrado às procissões religiosas que vão acontecendo ao longo do ano. A Rua do Forno deixou de ser um destino.
À semelhança do que já foi efectuado em outros eventos, tais como os Festivais de Cultura Popular e a Feira de Enchidos, a AJAC em colaboração com a população da Castanheira, pretende criar um Sobressalto na Rua do Forno com o intuito de pelo menos na primeira semana de Agosto a Rua do Forno ser novamente transformada em destino.
Para além da programação cultural que está a ser preparada, destinada levar animação à rua, está prevista uma série de actividades, com natural desta que para o funcionamento do forno comunitário, que irá estar disponível para toda a população. Vão igualmente ser convidadas todas as associações, mordomias e grupos informais para que cada um apresente diferentes atractivos para que a rua se encha novamente de vida.
in CJ ABRIL 2011