quarta-feira, 29 de julho de 2009
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Sacabuxa Invade as Ruas de Alcongosta!
Milhares de pessoas percorreram por estes dias as ruas de Alcongosta. A aldeia do concelho do Fundão recebeu mais uma edição da Festa da Cereja.
Perto de meia centena de tasquinhas apresentaram as mais variadas iguarias à base de cereja, desde os licores aos doces passando pelos tradicionais cestos até aos tecidos bordados com o fruto vermelho.
Foi um dia inesquecível, o público foi muito acolhedor. Desde a existência da Fanfarra Sacabuxa foi a actuação que tocamos mais tempo, estava programado actuarmos cerca de uma hora e quando demos por nós já estávamos em “palco” à cerca de seis horas, e por fim juntamos o nosso Som ao da Fanfarra Kaustica
19º Beirartesanato - Parque Urnano Rio Diz
Quem Somos!
Fanfarra Sacabuxa
E assim Gregg Moore, antes da actuação, escreveu um pequeno arranjo de um tema folclórico e entregou aos jovens músicos, que desapareceram durante, aproximadamente, 20 minutos. Á hora marcada para a animação, lá estavam os jovens músicos a tocar aquele tema numa actuação quase perfeita.
Esta vontade, energia e interesse impressionou toda a gente. Solicitamos então a Gregg Moore que nos apresentasse um projecto para os jovens músicos. Foi-nos apresentado um projecto arrojado, do qual nasceu um grupo capaz de animações de rua, com música ligeira de vários países, tocada de maneira viva e energética, incluindo elementos teatrais para uma apresentação dinâmica. Como poderíamos nós recusar este projecto que em tudo tinha a ver com os nossos jovens músicos? Posemos mãos à obra para que este projecto fosse uma realidade.
A 03 de Novembro de 2001 começou uma série de acções de formação. Primeiro com “A importância do kazoo” oficina de música-teatro orientada por Américo Rodrigues; depois, a 9 de Fevereiro de 2002, formação à volta dos instrumentos, harmonia, ritmo e arranjos musicais orientada por Gregg Moore; a 3 de Março foi a vez de Jon Beedel orientar uma formação teatral. Além destas formações há ainda a salientar uma em Silvares e outra na Guarda, orientadas por Gregg Moore e Rita Azevedo, respectivamente.
Em 4 de Agosto de 2002, um ano depois de a ideia surgir, ocorreu a estreia pública da Fanfarra Sacabuxa, inserida no 3º Festival de Cultura Tradicional “O Ofício”. Foi com um grande entusiasmo e muitos aplausos que a Castanheira recebeu este grupo de jovens. Julgamos que, tendo em conta a partida constante dos jovens das aldeias, em especial as do interior, onde continua a não haver oportunidades de trabalho, este foi um passo importante para inverter este ciclo. Passa pela criação e manifestações culturais que se criam laços fortes de todos em relação a um lugar.
Membros da Sacabuxa
- Adelaide Pereira-Clarinete
- Sandrina Miguel-Clarinete
- Rafaela Dinis-Sax Soprano
- Ana Monteiro-Sax Alto
- Sofia Jorge-Sax Alto
- João Jorge-Trompete
- Rui Carreira-Trombone
- Elmano Pereira-Tuba
- Igor Pereira|-Percussão
- Joaquim Miguel-Percussão
Contactos
Morada:
Rua da Laja Longa, n.º 5
6300-075 Castanheira
Elmano Pereira – 969 588 806
E-mail: fanfarra.sacabuxa@ajac.com.pt